Trump disse ao radialista conservador Rush Limbaugh que "nosso [arsenal] nuclear está agora todo 'tippy top'", acrescentando que a China e a Rússia sonham com as armas que os militares dos EUA têm.
Líder dos EUA se gaba regularmente da força militar de seu país, às vezes usando frases um tanto absurdas como "míssil super-duper".
Após Donald Trump ter dito ontem que graças a ele o arsenal nuclear está "tippy top", Hans Kristensen, o diretor do projeto de informação nuclear da Federação de Cientistas Americanos, disse ao portal que "sua declaração implica que as forças nucleares eram 'tippy top' antes de ele se tornar presidente, porque desde então ele não fez nenhuma mudança substancial no arsenal".
Os militares dos EUA têm trabalhado para modernizar a tríade nuclear, mas este trabalho começou antes de Trump tomar posse.
"A afirmação [de Trump] não tem relação com a realidade", explicou Jeffrey Lewis, especialista em armas nucleares e em não-proliferação do Instituto Middlebury. "O programa de modernização começou no governo de Obama", sublinhou.
"Retórica jactanciosa e desligada da realidade de Trump sobre sistemas de armas é lugar-comum", disse especialista em desarmamento Kingston Reif comentando as observações do presidente dos EUA.
Em maio, Trump revelou que os EUA estão desenvolvendo um míssil hipersônico 17 vezes mais rápido do que o míssil mais veloz disponível atualmente no arsenal dos militares norte-americanos.
Além disso, ele acrescentou que o míssil deve ser superior aos mísseis desenvolvidos pela Rússia e pela China.