O Parlamento do Quirguistão aprovou por unanimidade o novo gabinete de ministros, chefiado por Sadyr Zhaparov.
Todos os deputados presentes na reunião na residência estatal de Ala-Archa votaram unanimemente a favor da candidatura de Zhaparov e da composição do gabinete e programa propostos pelo político do Quirguistão.
Pouco antes, o presidente quirguiz Sooronbai Zheenbekov afirmou estar pronto para deixar seu posto, de acordo com o candidato a premiê Sadyr Zhaparov, e pode dar esse passo em um período de dois ou três dias.
Zheenbekov disse que renunciaria somente se o país tomar o caminho da legalidade e que "nenhuma posição está acima da integridade do Estado, da unidade do povo e da paz da sociedade".
Na sexta-feira (9), Zheenbekov declarou que o destino do Quirguistão está "em perigo" e referiu o perigo de se "perder o país" se os tumultos continuarem.
Depois da crise política que se instalou no Quirguistão em meio aos resultados das eleições legislativas, que deram a vitória aos partidos governistas Birimdik e Mekenim Quirguistão, tem havido protestos de oposicionistas que não reconhecem os resultados oficiais.