Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa, que compilam informações obtidas com as secretarias estaduais de Saúde, a média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a 562 óbitos diários. Os dados apontam queda de 19% na média móvel em relação aos últimos 14 dias.
Com o recuo, a média móvel de mortes diárias entrou em tendência de queda pela primeira vez desde o dia 13 de setembro. A média é a mais baixa desde o dia 9 de maio.
Ainda segundo os dados do consórcio, o Brasil registrou um total de 8.624 novos casos da doença nesta segunda-feira (12). Com isso, a média móvel de casos diários caiu 12% e chegou a 23.158 óbitos, o que aponta estabilidade em relação às duas últimas semanas.
Os dados também apontam que apenas um estado tem indicativo de alta na média de mortes, o Acre, onde houve variação de 33% na média de óbitos. Já o estado que apresentou maior queda no indicador foi Roraima, com -64% na média.
Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país com mais óbitos por COVID-19 registrados e o terceiro país com mais casos confirmados. Os Estados Unidos são o país mais impactado pela doença, com quase oito milhões de casos confirmados e mais de 214 mil mortes causadas pelo novo coronavírus.