Dois dias antes do começo das negociações entre Israel e Líbano para a delimitação de fronteiras terrestres e marítimas, um navio de guerra da Marinha de Israel penetrou nas águas territoriais libaneses, disparando contra barcos pesqueiros, informa um comunicado do Exército libanês publicado nesta terça-feira (13).
"Nesta segunda-feira, 12 de outubro, entre 21h45 e 22h20 [15h45 e 16h20, horário de Brasília], um navio de guerra do inimigo israelense violou as águas territoriais libanesas ao largo de Ras al-Naqoura a uma distância de aproximadamente 333 metros", informa a nota, precisando que "seus membros da tripulação abriram fogo contra barcos pesqueiros libaneses nesta região".
Além disso, o comunicado afirma que "a questão dessa violação é atualmente tratada em coordenação com as forças provisórias das Nações Unidas no Líbano".
Em 12 de outubro, a Presidência do país árabe anunciou a formação de uma equipe de especialistas civis e militares encarregada de negociar com Israel a delimitação das fronteiras terrestres e marítimas entre os dois países.
As negociações vão ocorrer na região de Ras al-Naqoura sob os auspícios dos Estados Unidos e ONU.