Autor de uma pesquisa que levou cerca de dez anos e mapeou as estatísticas de homicídios na Europa do século XIII ao século XXI, Eisner foi entrevistado pelo programa Mundo da Ciência, na emissora sueca SVT, na segunda-feira (12).
De acordo com o estudo de Manuel Eisner, que cobre mais de 800 anos, a taxa de homicídios caiu de quase um em cada mil habitantes para um em cada 100 mil habitantes na Europa. "Um Estado mais pronunciado, maior alfabetização e melhor autocontrole [das pessoas] são algumas das razões possíveis para a redução da taxa de homicídios", afirma o pesquisador no programa.
Criminalidade sobe na Suécia
Uma pesquisa recente da agência governamental sueca Conselho Nacional Sueco para Prevenção de Crimes relatou que um número recorde de suecos foram expostos a crimes como ameaças, agressão e roubo. Dessa forma, a percepção de insegurança no país escandinavo também atingiu níveis recordes.
Cerca de 9,2% dos entrevistados admitiram ter sido expostos a ameaças em algum momento de 2019, enquanto 3,6% declararam que foram vítimas de agressão e 1,5% foram roubados. Esses são os números mais altos já registrados na Suécia.
A pesquisa também registrou um aumento na percepção de insegurança, com os homens, principalmente, preocupados em serem roubados e as mulheres preocupadas com a agressão sexual. Geralmente, a proporção daqueles que estão preocupados com o crime na sociedade aumentou para quase metade da população, 47%, outro recorde.
Mentiras e estatísticas
Muitos suecos utilizaram as redes sociais para questionar o estudo de Eisner e interpretaram os resultados como uma tentativa de relativizar a violência na sociedade atual. "Uma tentativa desesperada de relativizar a violência que aumentou nos últimos dez anos", disse um internauta.
För 800 år sedan dog man väl av alla större infektioner? Varje misshandel kunde vara dödlig på grund av obefintlig sjukvård. Men det är klart, är syftet att visa att de senaste årens våldsexplosion i Sverige egentligen bara är som det alltid har varit, så spelar det ingen roll.
— filurer (@filurer1) October 12, 2020
800 anos atrás, você morria de todas as infecções graves? Qualquer agressão podia ser fatal devido à inexistência de assistência médica. Mas é claro, o objetivo é mostrar que a explosão de violência dos últimos anos na Suécia é realmente como sempre foi, então não importa.
"Existem três tipos de mentiras: mentiras, malditas mentiras e estatísticas", afirmou outro usuário do Twiter, citando um ditado popularizado pelo escritor norte-americano Mark Twain e atribuído ao primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli.