Marcando o início de sua XVII sessão anual, realizada em meio à luta global contra a pandemia da COVID-19, o Clube Valdai apresentou seu relatório mais recente, intitulado "História, a ser continuada: a Utopia de um Mundo Diverso". A apresentação do relatório, que teve início em Moscou nesta terça-feira (13), contou com a presença de figuras proeminentes, incluindo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Descrevendo o gênero de seu trabalho como "utopia", os autores do novo relatório defendem que o mundo está à beira de um novo estágio de desenvolvimento, à medida que várias instituições gradualmente se tornam obsoletas e abrem caminho para a cooperação multilateral entre as nações, enquanto mesmo os países mais poderosos não conseguem alcançar a dominação.
Os autores seguem as ideias apresentadas em outro relatório lançado pelo Clube Valdai em maio e intitulado "Manter-se São em um Mundo em Ruínas", que apresentou a avaliação dos especialistas do clube sobre a situação que surgiu no mundo em 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus.
Os participantes dos debates abordarão uma variedade de questões, como em que tipo de mundo a humanidade gostaria de viver e como as pessoas podem evitar cair em mais selvageria e guerra de todos contra todos, como preveem os alarmistas.
A sessão deste ano está sendo realizada em um formato misto, sendo que os participantes do exterior têm a oportunidade de participar do evento de forma remota.
Em 2016, o Clube Valdai de Discussões Internacionais estabeleceu seu próprio prêmio, que está sendo realizado desde 2017 por "contribuição significativa para compreender e explicar as mudanças e tendências na política global".
A lista completa de participantes e eventos programados do Clube Valdai pode ser encontrada aqui.