As atividades teriam envolvido diversas aeronaves, que foram flagradas no local, um sinal de que um novo teste ou treinamento está sendo realizado.
A instalação localizada no deserto de Nevada tem visto uma onda de atividades incomuns desde setembro, especialmente na Área 52, que tem abrigado as aeronaves experimentais dos EUA, como o famoso F-117 Nighthawk.
As imagens de um satélite privado da Planet Labs registraram no dia 23 de setembro uma série de aeronaves nas instalações do aeroporto de Tonopah.
Muitas das aeronaves são de transporte, incluindo um C-17 Globemaster III, um jato executivo Gulfstream V, dois 737 da Janet e um avião comercial Boeing 767.
Também foi avistado um raro C-32B, um Boeing 757 modificado usado pela CIA para missões especiais, bem como por equipes de resgate para ser usado em áreas de crise.
Recentemente, o veículo aéreo não tripulado furtivo RQ-170 Sentinel decolou de Tonopah.
Bryan Herbert, interceptor de rádio, afirmou ao portal The War Zone que desde setembro o tráfego de rádio da NTTR foi utilizado de maneira incrível. Segundo ele, as atividades não estavam limitadas apenas a aeronaves da base aérea de Nellis.
O portal também notou que, no dia 7 de outubro, o misterioso RAT55, um Boeing 737 muito modificado de aspecto grotesco, dotado de grandes radomes e scanners infravermelhos, foi avistado voando sobre a área.
O RAT55 é usado para avaliar as capacidades e limitações exatas das tecnologias furtivas das aeronaves.