A empresa norte-americana Bell começará nesta semana a construção de um protótipo de seu helicóptero 360 Invictus, informou o portal de defesa Jane.
O equipamento está sendo desenvolvido para o programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos EUA, segundo um dirigente da empresa.
De acordo com Chris Gehler, vice-presidente da Bell e diretor de programas, a empresa já começou a construir as caixas de câmbio, peças do rotor e estrutura de fuselagem para o novo helicóptero.
Além disso, está prestes a começar a fabricar as pás do rotor da aeronave e já iniciou a fabricação das extensões das pás do rotor principal.
O helicóptero Bell 360 Invictus chamou a atenção por ter se tornado um dos finalistas, junto com o Sikorsky Raider-X da Boeing, na seleção para desenvolver um novo helicóptero de combate para o Exército norte-americano.
A empresa deverá montar o helicóptero até o terceiro trimestre de 2022. O primeiro voo estaria planejado para o quarto trimestre do mesmo ano.
O projeto foi iniciado em 2018, com o objetivo de desenvolver um sucessor para o helicóptero de reconhecimento Kiowa Bell OH-58.
Segundo fontes, o novo helicóptero possui uma cabine em tandem de dois lugares, com dispositivos de observação ótica e por laser. O aparelho tem um sistema de artilharia automática de 20 milímetros e um compartimento interno para diversos tipos de mísseis. Sua velocidade de cruzeiro atinge 330 quilômetros por hora.