"Em 13 de outubro, como parte das missões de treinamento planejadas para o período de verão, a tripulação do submarino nuclear de mísseis Orel da Frota do Norte disparou um míssil de cruzeiro antinavio Granit contra um alvo de superfície nas áreas de treinamento da frota no mar de Barents", diz a declaração.
O lançamento foi realizado a partir de posição submersa contra um alvo simulando um navio de superfície inimigo. O alvo estava a uma distância de mais de 120 quilômetros do ponto de lançamento do míssil.
A área foi antecipadamente fechada a navios civis e voos comerciais. O fechamento da área foi assegurado por navios da Flotilha de Kola.
Após o lançamento do míssil, o alvo foi examinado pela tripulação do avião antissubmarino Il-38 pertencente ao regimento aéreo conjunto da força aérea e defesa antiaérea da Frota do Norte.
De acordo com a avaliação do comando da frota, a tripulação do submarino completou as tarefas atribuídas, mostrando alto profissionalismo e proficiência operacional.