A circulação será retomada em três postos fronteiriços: entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este; entre Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero; e entre Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e Saltos del Guaira.
Na quarta-feira (14), portaria da Casa Civil autorizando a reabertura dos postos foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. A medida vinha sendo negociada há meses com o governo do país vizinho, que resistia à iniciativa pelo risco da importação do coronavírus para dentro de seu território.
Recentemente, Brasil e Paraguai assinaram protocolo para permitir que brasileiros que realizaram compras online pudessem cruzar a fronteira para buscar seus produtos em guichês sanitários no lado paraguaio.
O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quinta-feira (15) em redes sociais foto ao lado do chefe de Estado do Paraguai, Mario Abdo Benítez, acompanhada de trecho da portaria.
- FRONTEIRA/PARAGUAI/ABERTURA.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 15, 2020
- Portaria 478, @casacivilbr pic.twitter.com/e318mqli4Z
Por meio de comunicado conjunto, segundo publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, os dois países destacaram "a importância da reativação do comércio fronteiriço, especialmente para a preservação de postos de trabalho". Além disso, ambos os governos se comprometeram a empregar protocolos sanitários para evitar a propagação da COVID-19.