O projeto, de caráter didático, se debruça sobre tópicos crônicos das áreas de saúde, mobilidade, emprego e desenvolvimento e até segurança alimentar, temas escolhidos a partir do cruzamento de pesquisas, monitoramento de conversas, testes em redes sociais e agendas de instituições parceiras.
A Bancada dos Sonhos utiliza personagens fictícios que apresentam propostas reais e factíveis para cidades verdes e inclusivas, com foco em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Três candidatos imaginários, Tales, Clarice e Joana, realizam campanhas eleitorais através de redes sociais e do site do projeto, com base em agendas criadas pela sociedade civil.
"Ficou evidente que os efeitos da pandemia vão pautar estas eleições. Nossa apuração indicou que, para o eleitor, emprego, saúde e mobilidade são as três principais preocupações e, consequentemente, onde eles mais esperam propostas dos candidatos", explica Bruna Galvão, ativista do Purpose Climate Lab, em nota enviada à Sputnik Brasil.
Em seu site, o projeto ainda reserva um espaço para a construção de propostas para outros municípios e um convite para que vereadores e prefeitos acessem os conteúdos sobre os temas priorizados na plataforma — onde eleitores também podem enviar os conteúdos para seus candidatos.
"A proposta deste trabalho é contribuir com o debate das soluções para as cidades dos nossos sonhos e, neste sentido, não só convidamos candidatos de todo o Brasil para que se comprometam com os temas propostos mas também nos propomos a fornecer informações para que aqueles que forem eleitos possam pautar suas políticas a partir de uma perspectiva de recuperação verde e inclusiva", destaca Galvão.