De acordo com o FBSP, o Brasil registrou 4.928 crianças e adolescentes mortos de forma violenta em 2019, sendo que 75% desses eram negros. As informações foram publicadas pelo portal G1.
O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública levou em conta a faixa etária de zero a 19 anos para pesquisa, parâmetro utilizado também pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As mortes entre 15 e 19 anos representam 90% do total.
Os dados dizem respeito aos seguintes estados: AL, CE, DF, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO. Os outros não divulgaram dados e, portanto, não participaram do estudo.
Esta é a primeira vez que o Fórum divulga os números em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Entre vítimas de zero a nove anos, os principais tipos de crime são o homicídio e a lesão corporal seguida de morte, segundo o Anuário.
Os estados com a maior taxa de mortes violentas de crianças e adolescentes são Espírito Santo (6,79 a cada 100 mil), Pernambuco (6,22) e Sergipe (6,09).