"A América vai colocar a primeira mulher na Lua e os EUA serão a primeira nação a fazer um astronauta pousar em Marte, estamos muito próximos disso", afirmou Trump durante o comício em Janesville, no estado de Wisconsin.
Elon Musk, diretor executivo da SpaceX, disse na sexta-feira (16) que a empresa poderá lançar sua primeira missão não tripulada a Marte daqui a quatro anos usando a nave espacial reutilizável Starship.
O objetivo principal é que as missões da Starship transportem pessoas para a Lua e Marte. De acordo com a SpaceX, as missões lunares podem começar em 2022.
O diretor da NASA, Jim Bridenstine, disse por sua vez que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço selecionou mais de uma dúzia de empresas para desenvolver tecnologias destinadas a conduzir operações na Lua.
"Juntos, a NASA e a indústria [espacial] estão construindo uma série de capacidades prontas para apoiar uma presença sustentável na Lua e futuras missões humanas a Marte", disse Bridenstine.
Em setembro, Elon Musk afirmou, durante uma videoconferência intitulada "Humanos a Marte" (Humans to Mars), citado pelo canal CNBC, que espera ver a espaçonave Starship realizar seu primeiro teste de voo orbital em 2021, advertindo também que o projeto de colônia no Planeta Vermelho pode ser um bilhete só de ida para os participantes.