Segundo publicou o site Politico nesta segunda-feira (19), não está claro se Pompeo tentará um encontro conjunto e um acordo trilateral com os ministros das Relações Exteriores do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, e da Armênia, Zograb Mnatsakanyan.
O site cita como fontes documentos do governo dos EUA e aponta que os encontros foram agendados separadamente, apesar de serem no mesmo dia. As reuniões sinalizam que os EUA estão intensificando os esforços para conter o conflito, acrescentou a publicação.
Armênia e Azerbaijão vivem atualmente um conflito armado em torno da república não reconhecida de Nagorno-Karabakh, e se acusam mutuamente de violações do cessar-fogo acordado entre as duas partes com mediação da Rússia.
Os EUA, ao lado de Rússia e França, presidem o chamado Grupo de Minsk, um órgão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que busca mediar o confronto em Nagorno-Karabakh.
A atual fase do conflito, que eclodiu no final de setembro, já deixou centenas de mortos em ambos os lados e tornou-se objeto de preocupação da comunidade internacional, que apela para o fim das hostilidades. Apesar do apelo global, a Turquia tem mantido uma posição de apoio ao lado azeri e é acusada pelos armênios de auxiliar a coordenação dos ataques de Baku.