Estados Unidos, Japão e Austrália realizaram exercícios militares trilaterais no mar do Sul da China na segunda-feira (19), informou a 7ª Frota dos EUA na terça-feira (20).
Segundo o comunicado, esta foi a quinta operação conjunta em 2020 na área de operações da frota norte-americana, a última das quais aconteceu em meados de setembro. O exercício envolveu a Marinha Real australiana e a Força Marítima de Autodefesa do Japão, além da Marinha norte-americana.
"As operações conjuntas incluíram exercícios de defesa de superfície, subsuperfície e ar, e uma variedade de outros eventos de treinamento para fortalecer as operações regionais de segurança marítima", disse o comunicado.
Washington e seus aliados têm intensificado operações navais e aéreas no Indo-Pacífico como um meio de contrariar o crescente poder chinês na região, se justificando pela doutrina de "liberdade de navegação".
Pequim, que disputa essas águas com outros países da região, tem condenado essas ações, em meio a uma crescente rivalidade político-econômica sino-americana durante a administração Trump.