Trata-se do fotógrafo espanhol Luís Tato e o trabalho premiado intitula-se Atentado no Hotel DusitD2 e documenta, de uma maneira lacônica e clara, o acontecimento trágico ocorrido em janeiro de 2019 em Nairóbi.
Luís Tato já ganhou outros prêmios no concurso Stenin. Ele comentou assim o fato de ter obtido o Grande Prêmio: "Eu já ganhei três prêmios no Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, e cada ano volto a enviar meus trabalhos, porque é uma oportunidade de lançar um desafio a mim próprio, melhorar minhas capacidades profissionais. A preparação do trabalho para o concurso, o envio do pedido conforme as regras, a espera pelo resultado e, enfim, a obtenção da avaliação do júri internacional de grande renome é uma experiência fantástica. O concurso de fotografia Andrei Stenin é uma oportunidade de crescer profissionalmente e de admirar o exemplo dos meus colegas magníficos, cujos trabalhos de altíssima qualidade vencem o concurso. É a possibilidade de aprender e de aperfeiçoar que me faz participar do concurso a cada ano."
Os outros laureados de 2020 também já são conhecidos. Todos os trabalhos vencedores têm em comum uma beleza visual extrema, que beira as belas artes. Este código é aproveitado pelos jornalistas para nomear e pensar os problemas mais relevantes da atualidade: de confrontos sociais e políticos a questões da ecologia. Acreditam que a beleza possui uma força humanitária enorme e que pode, realmente, salvar o mundo.
Dois projetos venceram na categoria "Notícias Principais": Justiça Enterrada, foto dramática da fotojornalista independente britânica Lynzy Billing, que mostra o corpo de uma das vítimas da guerra às drogas nas Filipinas.
E Fronteira do Sul, road story visual do francês Jeoffrey Guillemard , uma descrição do longo caminho dos migrantes da América Central, Haiti, Cuba e África ao seu "sonho americano", a fronteira dos EUA, onde – segundo o autor – buscam a salvação do crime e violência que assolam seus países.
A foto do repórter de Calcutá Sumit Sanyal, que leva o título A Vida no Limiar mostra com beleza artística e precisão documental os habitantes da ilha de Mousuni, onde o mar está gradualmente conquistando mais e mais terra. A foto é vencedora na categoria "Meu Planeta" entre fotos singulares.
Já entre as séries, venceu a dedicada à Capital do Mundo que Desaparece do russo Serguei Parshukov, feita em Vorkuta, cidade situada dentro do Círculo Polar Ártico.
Na categoria esportiva, a fotógrafa Sebnem Coskun leva o prêmio pelo melhor trabalho singular pela fantasmagoria visual Caverna de Gilindire – A um Só Respiro, que representa a mergulhadora turca Sahika Ercumen durante um treino.
Entre as séries o primeiro lugar foi para o russo Pavel Volkov e A História de Talai, seu trabalho dedicado a Aleksei Talai, que tinha sobrevivido, na sua infância, a um incêndio provocado por um obus, fazendo de sua vida um exemplo de força espiritual e resistência.
A categoria "Retrato. O Herói dos Nossos Tempos" também tem um russo entre os vencedores. É Yuri Smityuk e sua foto singular Ilha Wrangel, cujo protagonista é o cientista Pavel Kulemeev, que trabalha na reserva natural Ilha Wrangel, no Norte da Rússia.
E a melhor história nesta categoria foi a crónica Quatrani, do italiano Danilo Garcia Di Meo, que mostra os moradores da cidade homônima da região de L´Aquila, marcados espiritualmente pelo terremoto que aconteceu quando eram crianças.
Conheça todos os laureados da edição 2020 do concurso
Conforme a tradição, há prêmios especiais para os participantes. Em 2020, três categorias tiveram estes prêmios: "Notícias Principais", "O Meu Planeta" e "Retrato. O Herói dos Nossos Tempos". As categorias tiveram o apoio da mídia internacional: o Grupo Internacional Midiático de Xangai, o portal on-line do jornal China Daily, a Holding Midiática Pan-Árabe al-Mayadeen TV e uma das maiores organizações humanitárias do mundo, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Os parceiros das categorias destacaram os seguintes trabalhos: a foto Justiça Enterrada de Lynzy Billing (Reino Unido) e a série Ebola: Congo Democrático de John Wessels (África do Sul), que levaram o prêmio especial do Comitê Internacional da Cruz Vermelha "Pela Fotografia Humanitária" na categoria "Notícias Principais".
A foto Maré Negra no Brasil do fotojornalista Leonardo Malafaia Alves (Brasil) recebeu o prêmio especial da al-Mayadeen TV na categoria "Notícias Principais", a Vida no Limiar do indiano Sumit Sanyal foi reconhecida pelo Grupo Internacional Midiático de Xangai na categoria "O Meu Planeta" e a série Quatrani do italiano Danilo Garcia Di Meo obteve o prêmio especial do portal on-line do jornal China Daily na categoria "Retrato. O Herói dos Nossos Tempos".
O Concurso Stenin lançará a tradicional exposição ambulante das fotos vencedoras quando as restrições vigentes por causa da pandemia sejam levantadas. Até então, os trabalhos dos vencedores da edição de 2020 do concurso estarão acessíveis no formato on-line: na galeria virtual e também nos sites dos parceiros do concurso.
Sobre o concurso
O concurso internacional de fotojornalismo Andrei Stenin, organizado pela agência internacional de notícias Rossiya Segodnya com o patrocínio da Comissão para os Assuntos da UNESCO da Federação da Rússia, tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção da sociedade para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. É uma plataforma para jovens fotógrafos: talentosos, sensíveis e abertos para o que é novo, uma plataforma que serve para atrair nossa atenção para as pessoas e eventos em torno de nós.
Em 2020, os Parceiros Midiáticos Gerais do concurso são: o portal de notícias Vesti.ru, o canal estatal de televisão Rossiya-Kultura. Os parceiros midiáticos internacionais são: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, a agência de notícias ANA, o canal de televisão e portal RT, o Shanghai United Media Group (SUMG), o portal do jornal China Daily, o portal The Paper, a rede midiática Al Mayadeen, a agência de notícias Prensa Latina, a agência de notícias News1, o portal DBW, o portal de notícias Brasil247. Os parceiros profissionais são: o jornal National Geographic Russia, o portal Russian Photo, o portal Photo-study.ru, a Academia de Fotografia, o portal de notícias YOung JOurnalists, a revista Fotoargenta, o Clube de Fotojornalismo de Nova Deli, a revista Enfoque Visual e a revista LF Magazine; a plataforma parceira internacional é o festival PhotON.