Supervisionadas pelo mergulhador e especialista em tubarões, Jim Partington, as três turistas tiveram uma experiência inesquecível e assustadora perto da Ilha de Guadalupe, conforme relatou o Daily Mail.
Segundo Jim, o que estava acontecendo era "uma expedição temática exclusiva da Semana do Tubarão para encontrar, filmar e mergulhar com os maiores tubarões-brancos do mundo." Para tal, foi utilizada uma isca (principalmente atum) para atrair os magníficos predadores.
"Visitamos uma área onde os tubarões já caçam naturalmente, por isso, em muitas ocasiões, nem sequer é necessária a isca, pois a curiosidade natural às vezes é suficiente para chamar sua atenção", disse o especialista. Porém, neste caso, de fato, nenhuma isca foi utilizada, uma vez que o animal estava simplesmente curioso sobre os visitantes.
O tubarão, uma fêmea de cerca de duas toneladas, revelou ser um que Jim já tinha visto no oceano antes, reconhecendo-a através de uma marca distinta em sua barbatana dorsal que lembra um buraco de uma bala. Daí ser tido chamada de Bullet (bala de revólver em inglês).
Partington conta que viu Bullet "várias vezes ao longo dos anos de operação na Ilha de Guadalupe e que ela se tornou um de nossos [tubarões] favoritos. Ela é um dos maiores tubarões-brancos que você provavelmente vai encontrar."
O especialista explica que cada tubarão tem a sua personalidade, o que permite aos especialistas e pesquisadores os distinguirem entre si.
"Frequentemente, as fêmeas maiores, como Bullet, são menos tímidas do que os machos mais jovens e, nesta ocasião, ela estava interagindo e nadando ao redor do barco por cerca de 30 minutos, ficando cada vez mais interessada em nosso barco e em nossas gaiolas com o tempo […]. Apenas um tubarão com o tamanho e personalidade ousada de Bullet teria a confiança para tentar uma coisa dessa", conta Jim.
Enquanto filmavam, as mulheres dentro da jaula de metal permaneceram relaxadas durante o encontro, observando o tubarão explorar o objeto protetor com sua boca. No final, ninguém saiu ficou ferido de alguma forma.
"Ao contrário da crença popular, a maioria dos tubarões ignora as gaiolas e apenas em ocasiões muito raras ocorrem momentos como este. Quando encontros como este acontecem, as jaulas já estão projetadas para suportar o desafio", diz Jim.
Partington afirma que a segurança dos hóspedes é a sua prioridade principal, mas ele sabia que estavam seguros dentro da gaiola, pelo que a sua próxima preocupação foi a segurança do Bullet, pois não queria que o tubarão se machucasse acidentalmente.
A filmagem termina com o tubarão perdendo o interesse na gaiola e se afastando da mesma, deixando as turistas em completa segurança.