Após mediação conduzida pela enviada da ONU para a Líbia, Stephanie Turco Williams, a Comissão Conjunta Militar 5+5 (formada por representantes militares de ambos os lados do conflito) alcançou o que foi chamado pela ONU de "importante ponto de virada a caminho da paz e estabilidade na Líbia".
Good news for the Libyans!
— UN Geneva (@UNGeneva) October 23, 2020
The 5+5 joint military committee talks at @UNGeneva are culminating in a historic achievement when the Libyan parties sign a permanent ceasefire agreement throughout #Libya.
Watch the live broadcast of the signing right NOW: https://t.co/TMoKiPmFcw pic.twitter.com/s8WVwGFMGM
Boas notícias para os líbios!
As conversações da Comissão Conjunta militar 5+5 na ONU em Genebra estão culminando em uma conquista histórica, com as partes líbias assinando um acordo de cessar-fogo permanente pela Líbia.
Por enquanto, ainda não foram divulgados detalhes do acordo assinado nesta sexta-feira (23).
Conflito na Líbia
Desde a derrubada e assassinato do ex-presidente líbio Muammar Kadhafi em 2011, a Líbia tem vivido duros embates entre forças oponentes.
Entre elas se destacam o Governo do Acordo Nacional (GNA, na sigla em inglês), com sede em Trípoli e reconhecido internacionalmente, e o Exército Nacional Líbio (LNA, na sigla em inglês), sob o comando do marechal Khalifa Haftar.
O conflito entre o GNA e LNA se estendeu por todo o país, enquanto o GNA tem recebido apoio declarado da Turquia.