Na segunda-feira (19), um petroleiro iraniano iniciou o descarregamento de 38.000 toneladas de gasolina no terminal petrolífero de Baniyas. O fornecimento ocorre três semanas após outro navio iraniano descarregar um milhão de barris de óleo cru na Síria, informaram à agência Reuters empresários familiarizados com a situação.
Além disso, outro petroleiro iraniano, que transportava mais um milhão de barris de óleo, descarregou a carga para duas embarcações menores para sua entrega na Síria, disseram fontes à agência, afirmando que as cargas foram entregues há duas semanas.
Anteriormente, o ministro do Petróleo da Síria Bassam Touma disse que a Lei Cesar – as sanções mais duras dos EUA contra Damasco que entraram em vigor em junho passado e que proíbe o comércio de empresas estrangeiras com o país árabe – impediu que fossem entregues várias remessas importadas de fornecedores não divulgados.
Dados do portal TankerTrackers, que monitora o envio e armazenamento de petróleo, mostram um aumento significativo das exportações iranianas à Síria no mês passado desafiando as sanções dos EUA.
A produção de petróleo entrou em colapso após Damasco perder a maior parte de seus campos de produção de petróleo na parte oriental do país.