O submarino diesel-elétrico Volkhov entrou em serviço da Marinha da Rússia no sábado (24), de acordo com o Departamento de Informação e Imprensa do Ministério da Defesa.
Segundo o comunicado, o submarino B-603, o segundo do projeto 636.3, integrará a Frota do Pacífico. O navio é mais silencioso e furtivo, com melhores sistemas de armas e de suporte da tripulação, tendo mostrado altos índices de eficiência e confiabilidade, bem como um bom potencial de modernização.
"Está previsto que, até 2024, será construída uma série de seis submarinos não nucleares do projeto 636.3 para a Frota do Pacífico, o que permitirá à frota alcançar um novo nível de eficiência de resolução de tarefas em sua área de responsabilidade operacional", disse o comandante-em-chefe da Marinha da Rússia, almirante Nikolai Yevmenov, em seu discurso na cerimônia.
A tripulação do Volkhov recebeu treinamento apropriado no Centro de Instrução Naval da Marinha da Rússia, e consolidou os conhecimentos adquiridos na prática mais tarde, durante os testes do submarino.
O comandante da Marinha russa sublinhou que os submarinos do projeto 636.3, tanto atômicos como diesel-elétricos, continuam em fase ativa de desenvolvimento.
O primeiro navio do projeto 636.3, Novorossiysk, iniciou seu desenvolvimento em 20 de agosto de 2010 e entrou em serviço da Frota do Mar Negro em 22 de agosto de 2014.