"Este motor foi desenvolvido especificamente para o novo avião [Su-57]. Eu até diria que ele pertence à geração 5+, ultrapassando ligeiramente a 5ª geração, porque as características específicas deste motor correspondem a esta geração. O principal são o empuxo específico, o consumo especifico e o peso específico", explicou o diretor.
Em entrevista ao canal russo Zvezda, Yevgeny Marchukov disse que os motores de segunda fase para as aeronaves Su-57 não têm concorrentes no mundo relativamente à eficiência do empuxo específico, dando uma estimativa para o tempo útil de sua utilização.
"Nenhum motor do mundo consegue produzir um empuxo específico semelhante. Caso contrário não valeria a pena [criar motores de aeronaves tão potentes], quanto a seu tempo de vida útil ele é de 30, 40, 50 anos", afirmou.
O Sukhoi Su-57, antes conhecido como PAK FA ou T-50, é um jato que executa funções de aeronave de ataque e de caça e é capaz de destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais de superfície.
O Ministério da Defesa russo encomendou 76 jatos Su-57, que devem ser entregues à Força Aeroespacial da Rússia até 2028. Até o momento foram construídos 13 caças.