Pavel Myasoedov, sócio e diretor da Reserva Intelectual, explica detalhadamente à Sputnik o processo:
"Primeiro, você precisa ativar o modo avião em seu smartphone para que o dispositivo não receba novas mensagens. Em seguida, deve definir a data e a hora mais próximas da hora em que a mensagem foi enviada [a diferença não deve ultrapassar os 68 minutos definidos]. Depois disso, você pode deletar a mensagem no aplicativo e voltar às configurações e a data atual."
Existem duas maneiras de ler uma mensagem eliminada. A primeira é utilizando aplicativos desenvolvidos por terceiros, porém existe o risco de que toda a sua conversa fique disponível a possíveis invasores. A segunda maneira é usar a função de sincronização, embora esteja disponível apenas no sistema Android, observa Myasoedov.
"Se o seu celular está fazendo backup e não teve tempo de salvar a nova conversa, ele pode mostrar mensagens excluídas. É preciso agir com cuidado, pois os mesmos textos que você excluiu vão aparecer no aparelho", avisa.
Caso o utilizador cometa um erro e exclua a mensagem apenas no seu dispositivo, nem todos poderão apagá-la. Deste modo, perde-se o controle das mensagens e só programas específicos poderão ajudar. Programas esses que devem ser instalados separadamente.