IAEA alega início da construção de usina nuclear no Irã, segundo FOTO de satélite

© REUTERS . Handout Imagem de satélite mostra a central nuclear de Natanz, no Irã, após incêndio (arquivo)
Imagem de satélite mostra a central nuclear de Natanz, no Irã, após incêndio (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) da ONU afirma que Teerã está construindo uma usina subterrânea avançada de montagem de centrífugas.

O Irã iniciou a construção da usina nuclear em Natanz, mostram as imagens de satélite divulgadas. A construção da usina subterrânea avançada de montagem de centrífugas vai substituir a que explodiu em uma suposta sabotagem no verão do Hemisfério Norte passado, de acordo com a agência AP.

Desde agosto, o Irã constrói um caminho novo ou outro caminho reagrupado ao sul de Natanz em direção ao que os analistas consideram ser um campo de tiro antigo para as forças de segurança na instalação de enriquecimento de urânio, segundo imagens de Planet Labs, baseado em San Francisco.

As imagens de satélite, reveladas na segunda-feira (26), mostram o que parece ser o equipamento de construção. Analistas do Centro de Estudos de Não Proliferação James Martin do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury afirmam que é nesse lugar que está sendo realizada escavação.

"Essa estrada também vai para as montanhas, então pode ser o fato de que eles estão cavando algum tipo de estrutura que estará na frente e que haverá um túnel nas montanhas", comentou Jeffrey Lewis, especialista do instituto que estuda o programa nuclear do Irã.

Ali Akbar Salehi, que chefia a Organização de Energia Atômica do Irã, informou à televisão estatal no mês passado que a instalação subterrânea destruída foi substituída por uma nova "no coração das montanhas perto de Natanz".

Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atômica, afirmou que seus inspetores estavam cientes da obra. O Irã comunicou que os inspetores da IAEA continuavam a ter acesso à usina do Irã apesar do colapso do acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as potências mundiais.

"Isso significa que eles começaram, mas não está completo. É um processo longo", comentou Grossi.

​As fotos de satélite mostram que o Irã começou a construção em sua instalação nuclear. O chefe da IAEA da ONU reconheceu que Teerã está construindo uma usina subterrânea avançada de montagem de centrífugas.

A campanha de Donald Trump contra o Irã levou Teerã a abandonar todos os limites de seu programa nuclear e tensões elevadas entre os EUA e o Irã quase provocaram uma guerra no início do ano. O adversário de Trump nas eleições, Joe Biden, manifestou disposição de voltar ao acordo de 2015.

Trump em 2018 retirou unilateralmente os EUA do acordo nuclear com as potências mundiais, no qual o Teerã concordou em limitar seu enriquecimento de urânio em troca do cancelamento das sanções econômicas. Quando Estados Unidos aumentaram as sanções, Irã gradualmente e publicamente abandonou esses limites.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала