A Venezuela recebeu na terça-feira (27) uma aeronave iraniana sancionada pelos EUA, segundo José Manuel Olivares, legislador venezuelano da oposição, e dados de rastreamento de voo como fontes, conforme publicado pela agência Reuters.
O avião, EP-FAB 747, aterrissou no Aeroporto Internacional de Maiquetía, localizado a 32 quilômetros de Caracas, de acordo com o legislador que representa o estado costeiro de Vargas, onde o aeroporto se encontra.
Além disso, o portal Flightradar24 mostrou que o avião partiu de Teerã, Irã, na noite anterior, parando na Tunísia e Cabo Verde antes de chegar a Caracas às 16h00 (17h00, horário de Brasília). O EP-FAB 747 é sancionado pelos EUA, por acusações de transportar armas à Síria, com Damasco se encontrando sobre sanções.
O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentários da agência.
Irã tem enviado navios-petroleiros à Venezuela desde maio para ajudar o país sul-americano pelo mau funcionamento das refinarias venezuelanas. Tanto Teerã como Caracas se encontram sancionadas por Washington, que as considera "Estados párias".