A NASA compartilhou uma imagem que revela como são vistas as erupções vulcânicas em Vênus. Criada pelo artista Peter Rubin, a imagem foi apresentada como a Fotografia Astronômica do Dia da agência espacial norte-americana.
"A evidência de vulcões atualmente ativos em Vênus foi anunciada no início desde ano e, com o calor inexplicável das regiões, acredita-se que nela contenha apenas vulcões antigos", apontou a agência.
Além disso, a agência sublinhou que, embora houvesse "imagens em grande escala de Vênus com radar", as densas nuvens de ácido sulfúrico não permitem "a tomada de vistas ópticas de luz".
© Foto / NASA, JPL-Caltech, Peter RubinRepresentação artística de uma erupção vulcânica em Vênus
Representação artística de uma erupção vulcânica em Vênus
© Foto / NASA, JPL-Caltech, Peter Rubin
"No entanto, é apresentada uma reconstrução artística de um vulcão em erupção em Vênus", escreveu a NASA ao publicar a imagem em que é possível ver uma enorme coluna proveniente de um vulcão em erupção, enquanto um vasto campo de lava cobre a superfície do planeta.
Além disso, os especialistas norte-americanos destacaram que "os vulcões poderiam desempenhar um papel importante no ciclo de vida de Vênus, já que poderiam empurrar elementos químicos à atmosfera superior mais fria, onde os micróbios ambientais poderiam flutuar".