Neste sábado (31), dia em que muitos celebram o Halloween, será possível observar um raro fenômeno cósmico conhecido como Lua Azul. Segundo astrônomos, serão necessários outros 19 anos para que este evento, que se repete a cada dois anos e meio, volte a coincidir com esta data.
Apesar do nome, o evento astronômico não tem relação com a tonalidade da Lua como é vista da Terra. A denominação Lua Azul (Blue Moon) se usa unicamente para designar uma segunda lua cheia em um mesmo mês. O termo surgiu na década de 1940.
Neste ano, a primeira lua cheia de outubro ocorreu no dia 1º. O ciclo lunar natural é de 29,5 dias, mas como outubro tem 31 dias, este fim de semana vai contar com uma lua cheia "adicional".
O céu e seus mistérios sempre foram uma inspiração artística para o homem, e com o fenômeno da Lua Azul não seria diferente. Ela já inspirou livros, filmes e músicas como "Blue Moon", composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.
A última vez que este evento cósmico aconteceu foi em 2018, e se calcula que até 2023 não vai ocorrer de novo.