Governador da província turca de Izmir, Yavuz Selim Kosger, informou que prédios na capital da província, com o mesmo nome, apresentam rachaduras, enquanto grupo de crise foi criado. Investigações e operações de resgate estão em andamento.
De acordo com a Presidência de Gerenciamento de Desastres e Emergências (AFAD, na sigla em turco), 35 pessoas morreram na Turquia e mais de 800 ficaram feridas.
Vídeo abaixo mostra fumaça e pessoas nas ruas de Izmir logo após o terremoto.
Além de Izmir, o abalo foi sentido em Istambul.
VIDEO — Footage shows building destroyed by powerful tremor that struck western Turkeyhttps://t.co/ZQDw7t0GU3 pic.twitter.com/OiSkUnm1Cj
— DAILY SABAH (@DailySabah) October 30, 2020
VÍDEO - Imagens mostram prédio destruído por forte tremor que abalou o oeste da Turquia
Ainda segundo a agência Anadolu, o tremor foi sentido por pelo menos 15 segundos em muitas províncias no oeste do país.
VIDEO — A small-scale tsunami floods streets in the town of Sığacık in Izmir’s Seferihisar district after earthquakehttps://t.co/ZQDw7t0GU3 pic.twitter.com/Y21tXDMzDD
— DAILY SABAH (@DailySabah) October 30, 2020
VÍDEO - Tsunami de pequena escala inunda a cidade de Sigacik no distrito de Seferihisar, em Izmir, após terremoto
Abalos continuados de magnitude entre 3,9 e 4,8 na escala Richter são reportados na Turquia.
No plano econômico, a lira turca já apresenta desvalorização como resultado do terremoto. A moeda atingiu mínimo histórico nesta sexta-feira (30) com a cotação de US$ 1,00 por 8,368 liras turcas.
Grécia
Segundo o site de notícias grego ekhatimerini.com, o terremoto foi de 6,7 na escala Richter e também atingiu o leste da Grécia, em especial a ilha de Samos. Posteriormente surgiram as informações de que pelo menos duas pessoas morreram na ilha em decorrência do abalo.
Além disso, pelos menos duas pessoas morreram na ilha.
Por sua vez, o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês) calculou que o sismo teve magnitude de 7,0 na escala Richter com epicentro a cerca de 14 km de Neon Karlovasion, na Grécia.
No vídeo abaixo é possível ver a destruição causada pelo terremoto em Samos.
O abalo também foi sentido a 300 km do local na capital Atenas, segundo reporte do Observatório Nacional de Atenas do Instituto Geodinâmico (NOA, na sigla em inglês).