Candidato à presidência dos EUA pelos democratas, Joe Biden participou neste sábado (31), ao lado do ex-presidente Barack Obama, de uma série de comícios no estado de Michigan.
A dupla promoveu cinco manifestações públicas nas cidades de Flint e Detroit, cuja população é predominantemente afro-americana.
Three days, Michigan. Three days until the most important election of our lifetimes. Join me and @JoeBiden for our first car rally together from Flint. https://t.co/nwvaSjUV5h
— Barack Obama (@BarackObama) October 31, 2020
Três dias, Michigan. Três dias até a eleição mais importante de nossas vidas. Junte-se a mim e a Joe Biden em nosso primeiro rally de carros em Flint.
Os democratas avaliam que é essencial vencer o colegiado do estado, que era dominado pelo partido até 2016, quando Trump saiu-se vencedor.
Apesar da vitória, na última eleição, dos republicanos em uma série de estados no centro-norte dos EUA, Joe Biden aparece à frente nas pesquisas deste ano e pode levar vantagem na maioria dos estados decisivos da região, incluindo Michigan.
Enquanto isso, Donald Trump agiu na Pensilvânia, visando sua base de eleitores brancos e da classe trabalhadora.
O presidente tinha quatro eventos programados para sábado no estado, da Filadélfia até a ponta oeste, ao norte de Pittsburgh.
Os republicanos estão apostando que Trump pode ganhar um segundo mandato aumentando a participação da sua base de apoiadores mais forte: homens brancos sem educação universitária e eleitores rurais.
O cálculo eleitoral do partido de Trump é que vários estados ainda estão indecisos. Com isso, os republicanos apostam que os eleitores negros não estejam entusiasmados com Joe Biden a ponto de levar o democrata aos números que ele precisa.