Em uma fazenda de Cañablanquilla, próxima a San Sebastián de los Ballesteros, no sul da Espanha, o agricultor Gonzalo Crespo encontrou nesta quinta-feira (29) a estátua de uma leoa da subespécie leão-europeu capturando sua presa, informam meios locais.
"Estava fazendo uma tarefa entre os olivais, e o trator deu um golpe contra uma pedra", contou Crespo. "Passei e notei que o trator encontrou um obstáculo, mas estas máquinas modernas estão preparadas para não quebrar. Continuei e quando me virei, a vi", acrescentou.
O camponês entrou em contato com um amigo que, por sua vez, chamou ao Serviço de Proteção da Natureza, órgão da Guarda Civil da Espanha. Pouco depois, os agentes chegaram ao local da descoberta e realizaram trabalhos de recuperação com ajuda de técnicos da Delegação de Cultura da Junta da Andaluzia.
Surpresa para os arqueólogos
"Os arqueólogos estão surtando", declarou Crespo, que com humor assegurou que tem "na lareira um local preparado" para a estátua encontrada, a qual, semienterrada no campo e em excelente estado de conservação, poderia ter aproximadamente 2.500 anos de antiguidade.
A peça foi transferida ao Museu Arqueológico de Córdoba para ser submetida a uma limpeza e estudo completo. Segundo Francisco Javier Maestro, prefeito de San Sebastián de los Ballesteros, ainda que no município existam vestígios documentados da época romana, é a primeira vez que registra uma descoberta arqueológica desta importância.