A corporação estatal russa Kalashnikov apresentou um vídeo da nova versão do fuzil de assalto AK-12, atualizado após ser testado por unidades do Exército russo.
"A partir dos resultados de utilização dos fuzis de assalto AK-12 nas unidades e subdivisões do Ministério da Defesa, foram realizadas mudanças construtivas que melhoraram a ergonomia da arma e aumentaram a comodidade de sua manutenção", indica a descrição do vídeo.
A nova versão do Kalashnikov tem coronha ajustável e pesa 3,5 quilos, com um carregador para 30 cartuchos de 5,45 mm por 39 mm.
Sua principal vantagem, em comparação com as outras versões, é sua maior precisão de disparo a partir de qualquer posição. Isso foi alcançado graças à mudança no esquema de saída de gás, do receptor e de outros sistemas.
Ao contrário do seletor em três posições dos modelos anteriores, o novo Kalashnikov incorpora uma nova opção: a de rajadas curtas de dois disparos.
O novo AK-12 também possui um novo trilho Picatinny sob o canhão, o que permite instalar equipamentos adicionais como uma lanterna ou mira a laser.