Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter informado na quarta-feira (4) que seu sistema de informática foi alvo de um ataque hacker, a Polícia Federal confirmou nesta quinta-feira (5) que vai instaurar inquérito para apurar a denúncia.
As informações foram publicadas no portal G1.
Na terça-feira (3), os técnicos verificaram uma falha no sistema interno de proteção da rede. Depois, viram que o erro ocorria no acesso ao ambiente virtual onde estão hospedados quase todos os sistemas do STJ.
⚠️ O STJ comunica que a rede de tecnologia da informação do tribunal sofreu um ataque hacker, nessa terça-feira (3). Por precaução, os prazos processuais seguem suspensos até a próxima segunda-feira (9). Acesse a nota oficial completa: https://t.co/4hZI19de9p pic.twitter.com/JM8YR54FNW
— STJ (@STJnoticias) November 4, 2020
Segundo o STJ, logo após a descoberta, foram identificadas novas tentativas de ataque.
De acordo com comunicado da Polícia Federal, a entidade iniciou uma investigação para apurar a denúncia feita pelo STJ. "As diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição", informou a PF.
"Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal", acrescentou a corporação.
Presidente do STJ, o ministro Humberto Martins comunicou que todas as sessões de julgamentos foram suspensas até que a área técnica consiga restabelecer a segurança no sistema.