Boguslaw Ruminski estava procurando de bicicleta por cogumelos em uma floresta perto de sua casa na pequena povoação de Jezuicka Struga. Em um determinado momento ele escorregou, caindo na vegetação rasteira.
Durante o acidente, Boguslaw estendeu a mão para amortecer a queda. Já no chão ele descobriu que tinha agarrado um punhado de moedas.
Análise mais detalhada revelou que as seis moedas de prata remontavam ao reinado do João II Casimiro Vasa – rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia.
Antes de comunicar a descoberta ao Gabinete de Conservação regional, o espantado coletor de cogumelos achou mais 60 moedas espalhadas a sua volta, escreve portal The First News.
No dia seguinte, Boguslaw voltou ao local com os funcionários de conservação e, depois de se fazer uma varredura com detector de metais, foram encontradas outras sete moedas.
Mais tarde, outro grupo de pesquisadores foi ao sítio, desenterrando mais 13 moedas e elevando o total para 86.
As moedas datam entre 1657 e 1667, o que significa que foram cunhadas logo após o Dilúvio – nome utilizado na história para se referir a uma série de guerras com a Suécia que deixou a Polônia em ruínas.