Conforme publicou neste sábado (7) o portal G1, baseado em dados do consórcio de veículos de imprensa, o mês de outubro foi o terceiro período mensal consecutivo com queda de óbitos causados pelo novo coronavírus.
Os dados, gerados pelas secretarias estaduais de Saúde, mostram que o Brasil teve um total de 16.016 mortes ao longo de outubro. Em abril, o Brasil teve um total de 5.804 mortes por COVID-19. O número saltou para 23.335 no mês seguinte e atingiu um pico de 32.912 mortes em julho. Desde então, o total de mortes mensais está em queda.
Apesar da tendência de diminuição, na terça-feira (3), a taxa de transmissão no Brasil voltou a subir e ficou acima de um pela primeira vez em seis semanas, conforme dados do Imperial College, citados pelo G1.
Segundo o boletim mais recente do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil tem um total de 162.035 mortes causadas pela COVID-19, além de 5.632.505 casos da doença. O Brasil é o segundo país com mais mortes pelo novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram mais de 236 mil mortes causadas pela doença, conforme os dados da Universidade Johns Hopkins.