Os novos tanques T-72B3M substituirão os antigos T-72B1, fabricados na época da União Soviética.
O primeiro lote dos novos blindados foi entregue às unidades de Kaliningrado e a modernização total dos equipamentos deve ser concluída até o final de 2021, informaram ao jornal Izvestia fontes do Ministério da Defesa da Rússia.
Ao longo deste ano, um total de 30 tanques T-72B3M entraram em serviço da infantaria mecanizada do Exército da Frota Báltica estacionada na região de Kaliningrado. Todos estes blindados foram fabricados em 2019.

Os novos tanques possuem uma blindagem superior, além de contar com mísseis. Os T-72B3M podem combater não apenas as tropas e equipamentos terrestres, como também navios de assalto e helicópteros.
"O T-72B3M cumpre todos os requisitos modernos e representa uma séria ameaça às linhas de defesa no Báltico e Polônia [...] Estes tanques são capazes de esfriar a cabeça de qualquer potencial agressor", afirmou o coronel russo Vladimir Anokhin, vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos.
De acordo os especialistas, o fortalecimento da defesa no enclave russo poderia ser uma resposta à expansão das forças da OTAN na região, bem como ao emprego de armas norte-americanas de alcance intermediário na Europa.
Além dos tanques T-72B3M, outras armas pesadas foram entregues ao enclave russo para a substituição dos sistemas obsoletos.

Segundo o jornal russo, em 2020, foi enviado a Kaliningrado, o sistema Smerch, enquanto que no ano passado, a defesa aérea da região foi fortalecida com os sistemas de mísseis antiaéreos Tor-M2.