Seu telefone Android não carrega mais? Pode ser devido a um cabo defeituoso ou sua bateria, mas não somente por estes motivos. O portal Business Insider descreve como identificar a origem deste problema e como o resolver.
Antes de tudo, é necessário verificar problemas externos: pode se tratar da tomada ou de um cabo de carregamento danificados. Portanto, testar a tomada deve ser a primeira forma de determinar isso.
O cabo também é submetido ao teste do tempo, enrolado diversas vezes ao longo do dia. Um dos fios em seu interior pode desta forma se romper, em especial nas extremidades.
Após a inspeção do cabo, o portal recomenda conferir o encaixe do carregador. O cabo poderia estar, de fato, mal encaixado ou as peças no interior poderiam estar defeituosas. Se seu telefone é carregado com conexão ao computador, evidentemente, é seu carregador que deve ser trocado.
A porta de carregamento do celular pode igualmente ser a origem do problema. Poeira e outros detritos podem se infiltrar e afetar a transferência de carga para o aparelho. Ela pode ser limpa com ajuda de jatos de ar comprimido ou um alfinete de segurança, porém, se aconselha vivamente que esta operação seja realizada por um profissional.
Problemas internos
Segundo o Business Insider, o problema pode também estar relacionado a um pequeno defeito de software que se resolve simplesmente reiniciando o celular. Também pode se tratar da utilização de certos aplicativos, em particular jogos, que gastam a bateria mais rapidamente do que ela carrega.
Nos telefones mais antigos, uma atualização do sistema operativo pode esvaziar a bateria de modo particularmente rápido. Além disso, a atualização pode vir acompanhada de algum defeito que impeça o aparelho de se recarregar. Neste caso, é necessário apagar essa atualização e reiniciar.
Enfim, se nenhuma destas verificações resolver o problema, significa que a bateria chegou ao fim de seus dias. Esta situação ocorre principalmente quando o utilizador percebe que deve recarregar seu aparelho com uma frequência maior.
Para tal, conforme o portal explica, substituir a bateria por uma nova deve ser o procedimento para muitos modelos Android.