O secretário de Estado disse que está confiante de que os Estados Unidos continuarão a cumprir seu papel de segurança nacional. Ele informou que viajará oficialmente ainda nesta semana para a França, Israel e Turquia. Os três países já cumprimentaram o democrata Joe Biden pela vitória nas eleições norte-americanas.
"Haverá uma transição tranquila para um segundo mandato de Trump", disse Pompeo.
O presidente Donald Trump ainda não admitiu a derrota nas eleições presidenciais dos EUA, alegando que houve fraude na votação, apesar de não apresentar quaisquer evidências.
De acordo com as projeções da imprensa norte-americana, tradicionalmente usadas para definir o resultado das eleições antes das autoridades eleitorais oficiais, Biden conquistou o voto de pelo menos 290 delegados no colégio eleitoral. Para vencer a disputa, era necessário conquistar 270 votos.

O presidente eleito Joe Biden, por sua vez, sinalizou que está iniciando o processo de formação de uma equipe de transição pronta para assumir a administração dos Estados Unidos em janeiro de 2021, mesmo que o presidente Donald Trump não tenha admitido sua derrota até então.