Espanha planeja estender acordo militar com os EUA, segundo jornal

© AP Photo / Miguel Angel MorenattiNavio da Marinha dos EUA MV Cape Ray sendo ancorado na base militar de Rota, na Espanha.
Navio da Marinha dos EUA MV Cape Ray sendo ancorado na base militar de Rota, na Espanha. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo espanhol planeja estender o acordo militar com os EUA que regulamenta a presença das Forças Armadas norte-americanas nas bases de Rota (Cádiz) e Morón de la Frontera (Sevilha), na Espanha.

Segundo uma reportagem publicada pelo jornal El País nesta quarta-feira (11), o acordo expira em 21 de maio de 2021, após oito anos de operação. Sua extensão dará tempo para o novo presidente dos Estados Unidos formar sua direção política.

Segundo a legislação espanhola, se nenhuma das partes comunicar por escrito a sua intenção de rescindir o contrato com seis meses de antecedência, o acordo será automaticamente prorrogado por um ano.

Durante a presidência de Donald Trump, o governo espanhol aprovou o pedido do Pentágono para substituir quatro destróieres da base de Rota por modelos mais modernos, junto com um esquadrão de helicópteros de ataque. Os EUA também pretendem aumentar o esquadrão com duas embarcações na base espanhola.

A decisão exigirá uma modificação do acordo e deve ser aprovada no parlamento espanhol.

Em setembro, o jornal The Washington Post publicou que a base de Cádiz pode se tornar uma das alternativas possíveis para realocar a sede do Comando dos Estados Unidos para a África (Africom) caso fosse decidido removê-la de Stuttgart, na Alemanha.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала