"Entre 9 e 13 de novembro, como parte da implementação do Tratado de Céus Abertos, uma missão da França realiza um voo de observação sobre o território da Federação da Rússia a bordo de um avião An-30 a partir do aeródromo de Kubinka", na região de Moscou, indicou Rizhkov.
Durante a missão, um grupo de militares russos supervisionará o cumprimento estrito do plano de voo e o uso dos equipamentos previsto nos acordos.
Os equipamentos de vigilância instalados a bordo do avião de observação An-30 contam com a homologação internacional necessária.
O Tratado de Céus Abertos foi assinado em 1992 e se tornou uma das medidas de fortalecimento da confiança na Europa após a Guerra Fria. Está em vigor desde 2002 e permite que os 34 países-membros coletem abertamente informações sobre as forças e atividades armadas um do outro, através de voos de reconhecimento sobre os territórios uns dos outros.
Além disso, o Tratado de Céus Abertos é o mais recente acordo de controle de armas abandonado pelos EUA após acusarem a Rússia de violação dos termos do acordo.