Em uma coletiva de imprensa, o major-general Igor Konashenkov informou que as forças de paz da Rússia começaram nesta quinta-feira (12) a cumprir com sua tarefa de controlar o cessar-fogo em Nagorno-Karabakh.
"O cessar-fogo está sendo cumprido ao longo de toda a linha de separação", confirmou o major-general.
O militar acrescentou que dez postos de observação foram implantados ao longo da linha de frente e do chamado corredor de Lachin. Além disso, o batalhão de paz da 15ª brigada de rifle motorizada da Rússia entrou na capital de Nagorno-Karabakh, Stepanakert.
Chegam a Nagorno-Karabakh 414 soldados de manutenção de paz, aeronaves e veículos russos para cumprimento do acordo entre Armênia e Azerbaijãohttps://t.co/gsMjusnan9
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 11, 2020
Na última segunda-feira (9), os líderes de Rússia, Armênia e Azerbaijão emitiram uma declaração conjunta sobre o fim das hostilidades em Nagorno-Karabakh, uma trégua que teve início no dia 10 de novembro.
Como parte do acordo, a Rússia enviou forças de paz que se posicionassem ao longo da linha de separação entre as partes beligerantes e do corredor de Lachin, que liga Nagorno-Karabakh à Armênia.
As partes em conflito, por sua vez, devem permanecer em suas posições atuais e fazer o intercâmbio de prisioneiros de guerra, outros detidos e dos corpos dos falecidos.
De acordo com a declaração, as forças de paz russas ficarão estacionadas em Nagorno-Karabakh por cinco anos, com possibilidade de prorrogações automáticas por períodos similares, a menos que alguma das partes signatárias notifique a intenção de rescindir tal cláusula, com seis meses de antecedência.