No marco do programa Controle de Aeronaves Revolucionárias com Instrumentos Inovadores (CRANE, na sigla em inglês), a subsidiária da Boeing projetará a aeronave experimental.
A Aurora Flight Sciences anunciou que obteve o contrato preliminar para o desenvolvimento do X-Plane, outorgado pela DARPA.
Together with @DARPA, we’ll advance decades of research and safe flight testing as we aim to develop a new X-plane with revolutionary capabilities.
— AuroraFlightSciences (@AuroraFlightSci) November 12, 2020
RELEASE: https://t.co/1dJbVkWRE0 pic.twitter.com/lNwoQpDuvg
Junto com a DARPA, vamos avançar décadas de pesquisa e testes de voo seguros, pois nosso objetivo é desenvolver um novo X-Plane com capacidades revolucionárias.
O projeto implica a substituição completa do tradicional sistema de hipersustentação, a ser suprido por sistemas de controle ativo de fluxo de ar (AFC, na sigla em inglês).
O conceito prevê que o novo avião não contará com o habitual sistema de superfícies móveis, ou seja, o conjunto de flaps e ailerons que ajudam a controlar o fluxo de ar nas asas e a manobrar a aeronave.
A DARPA especifica que o avião deve utilizar os novos sistemas durante todas suas fases de voo, desde a decolagem até o voo em altitude elevada e pouso.
Para concretizar este conceito, a Aurora trabalhará em conjunto com a Boeing e a Universidade do Arizona.
A Aurora desenvolverá ferramentas e tecnologia para incorporar o AFC nas etapas iniciais do projeto, que posteriormente serão integradas ao conceito do avião.