A presença naval chinesa no mar do Sul da China foi incrementada com novas bases ultramarinas para aumento do alcance. Outros sinais da expansão naval do gigante asiático incluem novos porta-aviões, navios de assalto anfíbio, cruzeiros, destróieres e poderosos submarinos, de acordo com o jornal Naval News.
O submarino nuclear mais moderno é o Type 093A da classe Shang-II, também conhecida como 09-IIIA, sendo estes submarinos chineses de 7.000 toneladas do mesmo tamanho dos submarinos da classe Astute da Marinha Real britânica.
O tamanho da embarcação está entre os últimos submarinos da classe Barracuda da Marinha da França e submarinos da classe Virginia da Marinha dos Estados Unidos.
Seu grande tamanho pode fornecer mais espaço para instalação de equipamentos de redução de ruídos. Invisibilidade acústica é um dos atributos mais valorizados nos submarinos modernos Type 093A da China.
A carga estimada do submarino é de 22 armas do tamanho de torpedos, sendo menor do que a carga dos submarinos comparados e citados acima, embora seja perto da do submarino pequeno da classe Barracuda. Dentro desta carga o navio pode carregar míssil antinavio YJ-82, foguetes e torpedos. Ambos os torpedos térmicos e torpedos elétricos Yu-6 podem ser carregados.
Submarinos chineses Type 093A têm modelo de liderança dupla, com o capitão sendo acompanhado por um oficial político. Esses comissários são de mesmo grau ou semelhante. Geralmente, o comissário é responsável pelo bem-estar e moralidade da tripulação, bem como monitoramento da coesão política. Como a liderança conjunta agirá durante o combate, onde decisões rápidas são importantes, será visto no futuro.
Em breve, a China construirá uma versão do submarino com o sistema de lançamento vertical para mísseis de cruzeiro de ataque terrestre.
O submarino Type 093A é atualmente o mais poderoso do arsenal da China. A potência naval chinesa está crescendo. Os submarinos da próxima classe diminuirão ainda mais o fosso tecnológico, escreve a mídia.