A possibilidade de produção em Israel da vacina russa Sputnik V foi um dos temas de uma conversa telefônica entre o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta segunda-feira (16), de acordo com o Kremlin.
A iniciativa da conversa partiu do líder israelense. A luta contra a pandemia foi o tema geral do diálogo. Além da possibilidade de entrega e produção da vacina em Israel, os líderes falaram sobre medidas preventivas e restritivas contra a COVID-19 em ambos os países. E debateram possíveis acordos bilaterais.
Putin e Netanyahu também dialogaram sobre a situação politica no Oriente Médio e combinaram que as conversas em diferentes níveis governamentais vão continuar.
O último diálogo entre eles aconteceu no dia 7 de outubro e a pandemia também foi tema. Antes, Putin e Netanyahu conversaram em abril, maio e agosto.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Israel tem 2,7 mil mortos e 322 mil casos de COVID-19. A Rússia tem 33 mil mortos e 1,925 milhão infectados.