Foram iniciados os testes pós-registro da EpiVacCorona, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Centro Estatal de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia Vektor, declarou na terça-feira (17) a diretora do Serviço Federal de Defesa dos Direitos dos Consumidores e Bem-Estar Humano da Rússia (Rospotrebnadzor), Anna Popova.
"Está decorrendo a terceira fase de testes pós-registro", afirmou Popova durante uma videoconferência sobre o coronavírus, acrescentando que em 13 de outubro o Centro Vektor registrou oficialmente a vacina EpiVacCorona após concluir com sucesso os testes das primeira e segunda fases no final de setembro.
Anteriormente, foi anunciado que os testes pós-registro seriam realizados em três mil voluntários, um quarto dos quais receberia uma versão placebo, bem como 150 voluntários de mais de 60 anos de idade. É planejado que os testes durem seis meses a partir da primeira vacinação.
Trata-se da segunda vacina russa contra a COVID-19, depois da Sputnik V, que foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e registrada em 11 de agosto. O medicamento é produzido em cooperação com o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo).
Além disso, estão em andamento ensaios clínicos de outra vacina contra o vírus, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos Imunobiológicos M.P. Chumakov da Academia de Ciências da Rússia.