Em discurso, o presidente colombiano explicou que a ilha de Providencia sofreu um grave impacto em sua infraestrutura, em quase 98% de seu território. A fim de ajudar as autoridades e a população local, o governo deverá enviar uma embarcação com ajuda humanitária a partir de Cartagena das Índias para o arquipélago.
🎥 #EnVivo | Declaración del Presidente @IvanDuque desde Cartagena, Bolívar. https://t.co/8lnhDrDx30
— Presidencia Colombia 🇨🇴 (@infopresidencia) November 16, 2020
Ao Vivo. Declaração do presidente Iván Duque de Cartagena, Bolívar.
De acordo com o governador do departamento, Everth Hawkins Sjogreen, o arquipélago se encontra sem energia elétrica.
El Archipielago se encuentra sin Energía Eléctrica, Providencia sin comunicación total, sin VHF Marino, Celular, Teléfonos Satelitales y aguantando el incrementando la potencia y la fuerza del Huracán que ya es categoría 5 #IOTA🙏🙏🙏🙏
— Everth Hawkins Sjogreen (@EVERTHHAWKINS) November 16, 2020
O arquipélago está sem energia elétrica, providencia sem comunicação total, sem VHF marítimo, celular, telefones por satélite e suportando o crescente poder e força do furacão, que já é categoria 5.
Fontes afirmam que a ilha de San Andrés ficou completamente inundada com a passagem do Iota, deixando as pessoas presas em suas casas por 24 horas. Após o rastro de devastação que deixou no departamento colombiano, o furacão seguiu em direção à Nicarágua.