A cidade de Macapá sofreu um novo apagão total na noite desta terça-feira (17). Posteriormente, foi informado que outras 12 cidades do estado do Amapá também tiveram registros de falta de energia.
Desde domingo (15), havia sido implementado um rodízio entre as regiões da capital do Amapá que determinava três horas com energia e três horas sem.
Macapá, hoje totalmente no escuro, 15° dia de apagão, apenas há luz nos hospitais com gerador, imagem do centro. pic.twitter.com/FIeh1GMZl1
— Marco Antonio Silva da Costa Jr (@MarcoAn17663650) November 17, 2020
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmou na noite desta terça-feira (17) que houve problemas de energia no estado.
"O sistema apresentou instabilidade e estamos investigando as causas", disse o ministro, citado pelo UOL.
De acordo com ele, o sistema está sendo "restabelecido gradualmente".
O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade-AP), ao informar sobre o novo apagão total no Amapá nesta terça-feira (17), disse que "é urgente um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento".
O estado do Amapá tem sofrido com a falta de energia desde o dia 3 de novembro, quando a subestação de energia em Macapá sofreu um incêndio, causando o interrompimento do abastecimento de energia em 14 municípios.