Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa, com informações das secretarias estaduais de Saúde, a média móvel de mortes diárias nos últimos sete dias no país chegou a 584 óbitos.
Essa é a maior média registrada desde o dia 11 de outubro. O resultado aponta ainda uma alta de 49% em relação à média de 14 dias atrás – o que indica a maior tendência de alta desde maio.
O Brasil registra um total de 5.947.403 casos de COVID-19, tendo registrado 38.401 novo casos nesta quarta-feira (18). A média móvel de casos chegou a 28.342 infecções diárias nos últimos sete dias, apontando uma variação positiva de 68% em relação às últimas duas semanas.
No total, treze estados apresentam alta na média móvel de mortes. Entre eles todos os estados das regiões Sul e Sudeste, além de Goiás, Mato Grosso, Amapá, Rondônia, Tocantins e Rio Grande do Norte.
Já os estados com estabilidade são Mato Grosso do Sul, Pará, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Piauí, além do Distrito Federal. Outros sete estados registram queda na média, são eles Acre, Amazonas, Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba e Sergipe.
O Brasil é o segundo país do mundo em número de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, como apontam os dados da Universidade Johns Hopkins. Os EUA registram mais de 250 mil mortes, além de quase 11,5 milhões de casos do novo coronavírus.