Orcas são suspeitas de estarem por trás do desaparecimento de tubarões-brancos na costa da Cidade do Cabo, capital da África do Sul, nos últimos anos, de acordo com um relatório publicado pelo governo do país divulgado na terça-feira (17), relata o portal Phys.org.
Os tubarões-brancos são importantes para o turismo na África do Sul e o desaparecimento da espécie na região foi anteriormente atribuído à caça ilegal e à pesca predatória, entre outras causas.
Mas os resultados do relatório, que contou com uma equipe de nove especialistas locais e internacionais, sugere que as orcas podem ser as culpadas, uma vez que a partir de 2015 algumas foram vistas na área.
Os pesquisadores afirmaram que "encontraram algumas evidências de uma ligação causal entre o aparecimento de um grupo de orcas que se especializaram em caçar tubarões-brancos".
Os restos mortais de cinco tubarões-brancos assassinados por orcas foram descobertos na costa da Cidade do Cabo em 2017.
"Cada vez que isso acontecia, havia uma queda imediata e um sumiço dos tubarões-brancos [...] ainda não temos todas as respostas", explicou Alison Kock, uma das pesquisadoras que trabalhou no relatório.
Segundo a ministra das Florestas, Pesca e Assuntos Ambientais da África do Sul, Barbara Creecy, 14% das espécies de tubarões do país estão ameaçadas.