"O sistema Iskander atenderá às exigências modernas ainda por bastante tempo e continuará sendo o principal armamento da força de mísseis e artilharia pelo menos até 2030", garantiu o militar em entrevista à Rossiyskaya Gazeta por ocasião do Dia das Tropas de Mísseis e Artilharia, celebrado no dia 19 de novembro.
Como ressalta o general, "o sistema de mísseis tático-operacionais Iskander-M é um sistema único, sem análogos no mundo. Ele é capaz de usar tanto mísseis aerobalísticos como mísseis de cruzeiro". Para além disso, o sistema possui grande potencial de modernização, uma vez que mais da metade ainda não foi utilizado.
Matveevsky adicionou que atualmente a Rússia possui base científica suficiente para desenvolver um novo sistema que venha a substituir o Iskander.
Além disso, o militar russo afirmou que outros armamentos como os sistemas lançadores múltiplos de foguetes Tornado, Grad, Smerch e Uragan, ativamente utilizados, estão sendo modernizados, possuindo mais precisão. As unidades que usavam os lançadores Smerch estão sendo reequipadas com os novos lança-foguetes múltiplos Tornado-S.