O especialista marinho Mickey Charteris flagrou um Ogcocephalus nasutus, também conhecido como peixe-morcego de nariz curto, andando no fundo do mar, perto da ilha de Roatán, Honduras, relata o portal India Times.
#CDN37 Mickey Charteris, un experimentado buzo, grabó imágenes de un extraño pez que “camina” por el fondo marino usando sus aletas como patas.
— CDN 37 (@CDN37) November 13, 2020
La especie, conocida como pez murciélago o diablo, generalmente “camina” en busca de presas tales como cangrejos y peces pequeños. pic.twitter.com/KJOPEIk5fR
O experiente mergulhador Mickey Charteris registrou imagens de um estranho peixe que "caminha" no fundo do mar usando suas nadadeiras como pernas. A espécie, conhecida como peixe-morcego ou peixe-demônio, geralmente "caminha" em busca de presas, como caranguejos e peixes pequenos
Apesar de passar anos catalogando e narrando a vida marinha na região, o especialista marinho disse que a criatura excêntrica é a mais estranha que já encontrou.
"Este é, sem dúvida, o peixe mais estranho do Caribe […] Parece um pedaço de esponja marrom que acasalou com um unicórnio […] Ele caminha lentamente em busca de presas como caranguejos e pequenos peixes, mas pode nadar com a cauda se ficar assustado", comentou Charteris.
Ao contrário da maioria dos peixes, O. nasutus não tem bexiga natatória, o órgão cheio de gás que permite que esses animais flutuem sem nadar. "Portanto, eles devem permanecer no fundo, sem controle de flutuabilidade […] Isso os mantém no chão, perto das presas", explica Charteris.
A espécie pode ser encontrada em regiões do Oceano Atlântico com pouca visibilidade. O. nasutus mede até 38 centímetros e é assexuado.