Em seu discurso nesta terça-feira (17) no simpósio anual da Liga Naval de Submarinos, Braithwaite sugeriu que a proposta criação da nova Primeira Frota vai tirar alguma pressão da Sétima Frota dos EUA.
"Queremos criar uma nova frota numerada. E nós queremos colocar essa frota numerada na encruzilhada entre os oceanos Índico e Pacífico, e vamos realmente ter uma zona de influência do Comando Indo-Pacífico [dos EUA]", disse alto funcionário.
"Não podemos contar apenas com a 7ª Frota no Japão. Temos de olhar para nossos outros aliados e parceiros como Singapura, como a Índia, e colocar de fato uma frota numerada onde seria extremamente relevante se, Deus nos livre, nos metermos em algum tipo de confusão", afirmou o secretário da Marinha dos EUA.
Um funcionário da Defesa disse ao portal USNI News que há vários meses Braithwaite havia sugerido esta ideia de criar a 1ª Frota e que esteve em conversações sobre o assunto com o ex-secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, que estava aderindo a essa proposta.
"O que é mais importante, [essa frota] pode fornecer uma dissuasão muito mais formidável. Então vamos criar a Primeira Frota, e vamos colocá-la, se não na Singapura [...], vamos procurar torná-la mais expedicionária movendo-a através do Pacífico até onde nossos aliados e parceiros entenderem que ela [frota] poderia prestar melhor assistência, tanto para eles como para nós", acrescentou.
No início de seu discurso, Braithwaite afirmou que "os chineses têm mostrado sua agressividade por todo o mundo".
Recentemente, a Marinha dos EUA liberou um vídeo da interceptação de míssil balístico intercontinental a partir de um navio no oceano Pacífico.